quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Sesta (1890)



Este quadro, intitulado “A Sesta“, data de 1890 e é dos últimos dos cerca de 820 pintados por Van gogh.
Os dois camponeses recostados ao montículo de feno expressam, sem o tradicional uso da fisionomia, toda a narrativa e psicologia que expande o cenário, encontrando focos de um lirismo tão marcadamente melancólico, que transborda de inocência, no merecido descanso da labuta, lutando contra um sol (única fonte de luz possível) que irradia para todos os lados, como se a luz brotasse do chão, pois não há zonas de sombras no quadro.
Apesar da delicadeza paisagística, este quadro coloca o homem na terra, lugar de onde veio e para onde irá; todas as coisas, botas, estrovenga, homem e mulher e animais estão grudados ao solo que absorve quase toda tela, nada há suspenso; exceto uma nesga de céu que se projeta no fundo, distante, não sendo personagem, mas emblema da distância entre o divino e o terreno.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Sesta significa a hora em que se descansa ou dorme depois do almoço. O autor quis, com essa obra, representar um momento de paz, pintando pessoas sossegadas, em uma atmosfera de leveza e inocência.

    ResponderExcluir
  4. Essa obra representa uma paisagem e nada mais.. bando de retardados.. as coisas são o que são.. o que importa é o cinza dirá Nietzsche.. ficar inventando teorias é falta de bom senso intelectual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falta de bom senso intelectual é não saber apreciar arte e n querer deixar os outros aprecia

      Excluir