domingo, 4 de novembro de 2012

Trigal com Corvos (1890)



A obra Trigal com Corvos de Vicent Van Gogh, foi pintada num período no qual Van Gogh passava por sérios problemas emocionais, marcados por várias crises nervosas, e foi internado num hospital. Após vários tratamentos, ele decidiu pintar vários quadros com cores fortes e linhas retorcidas (como é o caso da obra a cima), que, com pinceladas fortes e nítidas, conseguiu destacar apenas os elementos da paisagem: os corvos, os pés de trigo, e os caminhos de terra passando pelo trigal.
O quadro procura fazer uma representação turbulenta da realidade, com uma intensa mistura de cores fortes e pinceladas nítidas, que trabalham bastante com o contraste e a indefinição das formas.
Um ano depois de ter pintado a obra, Van Gogh cometeu suicídio, deixando um repertório de 879 pinturas, 1756 desenhos, e 10 gravuras. Ele tinha uma peculiaridade de expressar todos os sentimentos nas obras, o que fez com que ele perdesse a graça de viver, e por isso, na obra, ele representou (conforme Freud) os espíritos que assolavam a sua vida, por meio dos corvos sobrevoando o trigal.

3 comentários: