sábado, 27 de outubro de 2012

O Quarto (1888)


A obra "O Quarto" foi pintada por Vincent Van Gogh em 1888, (atualmente está localizada no Museu Van Gogh, em Amsterdam, Holanda), para ele essa pitura foi uma expressão do "descanso perfeito" (livro: van Gogh, de Meyer Schapiro). Essa obra tinha a intensão de trazer uma sensação de descanso e repouso. Além disso, Van Gogh pintou esse retrato "aos pares" por causa de sua espera pelo seu amor, ou seja, ele fez alguns objetos em dobro com o intuito de representar o casal que ele poderia formar. Percebe-se isso com as duas cadeiras, os dois travesseiros, os pares de retratos, no qual se destaca o quadro que possui a imagem de um homem e de uma mulher.
Vincent conseguiu criar uma sensação de volume na tela devido à perspectiva, ou seja, ele pintou a cama e o piso na diagonal para que as pessoas que vissem a obra enxergassem-na do mesmo jeito que ele. Pode-se observar que os objetos mais afastados da "visão do autor" estão menores. 
Essa obra foi feita à óleo, o que proporcionou uma mistura de cores e maior brilho na tela. Na obra há o uso de cores, em sua maioria claras podendo notar contornos nítidos. Outra característica marcante da obra é a luz, que de acordo com o próprio pintor "a luz é o grande personagem da tela". Como se a luz entrasse pela janela e iluminasse, principalmente, o fundo do quarto.
Pode-se perceber que a pintura de Van Gogh foi influenciada pela máquina fotográfica, uma vez que essa tela foi pintada com a intensão de retratar o momento. No mesmo contexto do desenvolvimento fotográfico foi compreendido a dois tipos de cores diferentes: cor-luz e a cor-matéria.