segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Noite Estrelada (1889)



A obra "Noite Estrelada", de Vincent Van Gogh é uma das obras mais conhecidas do artista. Tal obra foi terminada em 1889, enquanto Van Gogh estava em um asilo e atualmente se encontra no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.
Nesta obra foi utilizado tinta à óleo sobre tela, a pintura tem uma certa profundidade, porém não há sensação de volume. Com pinceladas curvilíneas e não contínuas (pontilhismo), uma das principais características das obras de van Gogh.
O autor apresenta nessa obra um relação com o Sagrado e com a espiritualidade através dos astros encontrados no alto da tela, nessa época Van Gogh estava cada vez mais religioso.
O artista usou cores fortes, principalmente o azul e o amarelo para representar a luz (astros - cores amarelas) ou a ausência dela (céu e cidade - azul).
Nesse período o artista rompe com a fase impressionista que vinha utilizando, desenvolvendo um novo estilo próprio. Pode-se dizer que essa obra é pós-impressionista.
A obra foi terminada em 1889 enquanto van Gogh estava em um asilo.

domingo, 4 de novembro de 2012

Jardim de hortas (1888)





Van Gogh , em 1888, deixou Paris e foi morar em uma cidade ao sul da França, onde passou a pintar ao ar livre. O sol intenso da região interferiu em sua pintura, libertando o artista do naturalismo no emprego das cores. A partir de então, Van Gogh começa sua era com a utilização de cores intensas. O autor utiliza também olho sobre tela nesta obra, os efeitos da luz reduzidos e utilização de zonas de cores bem definidas. Van Gogh utiliza-se de muito amarelo nesta obra (cor que adorava), quebrado por pouquíssimas outras cores. A ideia de volume é feita pela perspectiva. Teve a inteção de retratar a produção agrícola no interior com a presença do sol quente.
Para a produção desta obra, Van Gogh procurou retratar o momento, e foi muito influciado pela fotografia, podendo ser percebido dois tipos de cores: cor-matéria e cor-luz.

Natureza Morta com Absinto (1887)




A obra "Natureza Morta com Absinto" é uma obra pintada em 1887, de dimensões 46,5 cm por 33 cm, utilizando-se da técnica óleo sobre tela. Na obra é mostrado um copo com absinto, uma bebida alcoólica muito popular na época, e uma garrafa de água. Essa era uma cena comum do século XIX, em que o pintor vivia. Apesar de ser uma obra que representa a natureza morta, é possível ver as pessoas na rua do lado de fora do café. Isso dá a sensação ao observador de que está sentado à mesa. Como todas as suas obras mais famosas, são utilizadas cores fortes, e o volume pode ser percebido na profundidade da obra, que mostra desde o primeiro plano(o copo e a garrafa), até terceiro, onde são representadas as pessoas. No segundo plano estão a cadeira e a parede. O autor costumava beber muito absinto, e provavelmente essa bebida contribuiu para o desenvolvimento de seus transtornos mentais, que mais tarde o levaram ao suicídio, em 1890.

A Esplanada do Cafe no Place du Forum Arles (1888)



A obra "A Esplanada do Cafe no Place du Forum Arles" foi feita por van Gogh no ano de 1888. Foi utilizada a técnica de óleo sobre tinta, e ela é conhecida como uma das obras mais famosas de van Gogh.
A obra foi feita sete meses após Vincent se mudar para Arles, sul da França, e retrata a vida noturna da cidade e sua energia, pois van Gogh achava que a noite era algo mais rico e vivo que o dia, por isso existe o uso de várias cores vivas e vibrantes como o azul e o amarelo (cores que encantavam van Gogh), que foram usados para pintar o céu e o café, respectivamente. 
Outra coisa que se destaca na obra são as estrelas que mostra a necessidade do artista em expressar o divino e seus sonhos. Podemos relacionar a pintura com a matriz do PAS através do jogo de luzes e sua relação com o divino por meio das estrelas.

Pôr do Sol (1888)

Em 1888 Vincent Van Gogh sai de Paris aonde residia e se muda para Arles, uma cidade no sul da França com grande importância na agropecuária por comercializar vinhos e frutas. Essa mudança de um centro urbano para uma cidade rural fez com que Van Gogh passasse a pintar cenas ao ar livre, somado ao fato do sol na região mediterrânea, onde esta localizada Arles, ser muito intenso vemos uma mudança na coloração do artista, que esquece da forma naturalista de empregar as cores e passa a utilizar cores muito intensas, e uma mudança nos temas pintados por ele, como vemos em Pôr do Sol (1888). Van Gogh ficou tão impressionado pela beleza do Sole das cores intensas proporcionadas pelo reflexo da intensa luz solar da região que fez com que ocorresse essa mudança nas pinturas do artista. Sua paixão pelo Sol de Arles pode ser verificada em suas cartas escritas para seu irmão Theo em que fala "Agora nós temos aqui um glorioso e forte calor sem vento, o que é bom para o meu trabalho. Um sol, uma luz, que por falta de nome melhor, eu chamo de amarelo, amarelo-limão, limão-claro-ouro. Como é bonito o amarelo!".
É uma pintura a Óleo que se utiliza de cores intensas, como já dito antes, para destacar o pasto em primeiro plano e o próprio pôr do sol ao fundo que se contrastam com o céu escurecendo feito de tons diferentes de azul, possui 74 cm de altura e 91 cm de comprimento.

Caveira com cigarro aceso (1886)



Através desta tela, Vicent Van Gogh procurou trasmitir os malefícios da nicotina.
O quadro é um óleo sobre tela com 32 por 24,5 cm de dimensão, podemos perceber claramente , na obra , a influência dos impressionismo em seu trabalho. Foi pintado entre 1885 e 1886.


Trigal com Corvos (1890)



A obra Trigal com Corvos de Vicent Van Gogh, foi pintada num período no qual Van Gogh passava por sérios problemas emocionais, marcados por várias crises nervosas, e foi internado num hospital. Após vários tratamentos, ele decidiu pintar vários quadros com cores fortes e linhas retorcidas (como é o caso da obra a cima), que, com pinceladas fortes e nítidas, conseguiu destacar apenas os elementos da paisagem: os corvos, os pés de trigo, e os caminhos de terra passando pelo trigal.
O quadro procura fazer uma representação turbulenta da realidade, com uma intensa mistura de cores fortes e pinceladas nítidas, que trabalham bastante com o contraste e a indefinição das formas.
Um ano depois de ter pintado a obra, Van Gogh cometeu suicídio, deixando um repertório de 879 pinturas, 1756 desenhos, e 10 gravuras. Ele tinha uma peculiaridade de expressar todos os sentimentos nas obras, o que fez com que ele perdesse a graça de viver, e por isso, na obra, ele representou (conforme Freud) os espíritos que assolavam a sua vida, por meio dos corvos sobrevoando o trigal.

Os Comedores de Batata (1885)



A obra “Os Comedores de Batata (1885) “ de Van Gogh , pertence à primeira fase da pintura do artista, desenvolvida na Holanda, sob influência do realismo do artista Millet. O quadro mostra cinco pessoas sentadas em torno de uma mesa de madeira. Os camponeses, na mesa, fazem parte de uma cena mais solidária. Apresentando caracteristicas da uma vida sofrida e árdua, tanto no trabalho diurno quanto no descanso noturno. Para van Gogh, a escuridão também era cor. Ele trabalhou as sombras com azuis que, junto era pouco iluminado pelo lampião, dão um aspecto frio ao ambiente,um ambiente mais escuro. Nesta  obra é mostrado ,devido aos tons de luz, a pobreza destas gerações, com olhares também bastantes preocupadas.  Van Gogh salientou os traços grosseiros das mãos e das faces dos trabalhadores da terra. Em busca de intensidade dramática, explorou a potencialidade expressiva dos tons escuros, da luminosidade barroca e do pincel nervoso. Caracteristicas de alguns dos restantes quadros realizados por van Gogh na mesma época, esta tela apresenta tons escuros e pesados, retratando os sentimentos do pintor pelos pobres trabalhadores das minas de carvão.,pela pobreza , como ela era retratada . Ele teve que fazer muitas pesquisas e  estudos para conseguir pintar esta obra , chegando a pintar ate mesmo quarenta cabeças de camponeses  e diversas partes da composição . Sendo essa sua primeira composição feita com um grupo de personagens.

sábado, 3 de novembro de 2012

Casa Amarela (1888)

WLANL - Pachango - Het gele huis ('De straat'), Vincent van Gogh (1888).jpg

Uma das pinturas com aspectos noturnos de van gogh. nessa obra van gogh retrata uma das casas em que morou em Arles na frança. a intencao de van gogh era utilizar essa casa para fundar uma possivel comunidade artistica. van gogh escolhe pintar a casa de amarelo porque e uma cor marcante e simbolica para ele. Essa obra e uma das obras mais representativas de van gogh, pois representa um sonho que devido as condicoes financeiras e por problemas de saudes do proprio pintor esse sonho nao se realizo.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O Semeador (1888)



Na obra de Vincent van Gogh, 1888, "O Semeador", os contrastes de cores brilhantes e da articulação em volta do tronco de árvore faz com que Vincent se volte para o espírito da gravura japonesa. O vasto Sol, pintados com traços concêntricos, paira acima da cabeça do semeador, e têm-se como gesto essencial - lançando a semente com a mão estendida - na qual encarna o paralelo entre o esforço artístico e agrícola. A germinação de ideias parecia tão natural e necessária para van Gogh como o cultivo da terra.
Vincent admirava o pintor J.F. Millet, em que se inspirou para fazer esse quadro.
Fez vários estudos sobre o quadro de Millet, utilizando diversas técnicas: esboços em tinta e pena, desenhos a carvão e pintura a óleo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Sesta (1890)



Este quadro, intitulado “A Sesta“, data de 1890 e é dos últimos dos cerca de 820 pintados por Van gogh.
Os dois camponeses recostados ao montículo de feno expressam, sem o tradicional uso da fisionomia, toda a narrativa e psicologia que expande o cenário, encontrando focos de um lirismo tão marcadamente melancólico, que transborda de inocência, no merecido descanso da labuta, lutando contra um sol (única fonte de luz possível) que irradia para todos os lados, como se a luz brotasse do chão, pois não há zonas de sombras no quadro.
Apesar da delicadeza paisagística, este quadro coloca o homem na terra, lugar de onde veio e para onde irá; todas as coisas, botas, estrovenga, homem e mulher e animais estão grudados ao solo que absorve quase toda tela, nada há suspenso; exceto uma nesga de céu que se projeta no fundo, distante, não sendo personagem, mas emblema da distância entre o divino e o terreno.